Evento marca aniversário de dez anos do Câmpus Tubarão

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 out 2023 13:49 Data de Atualização: 11 out 2023 18:38

Um evento realizado na noite de quarta-feira (4) marcou o aniversário de dez anos de implantação do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com a presença de dirigentes que fizeram parte da trajetória, a cerimônia também destacou os avanços no período e projetou os próximos anos, com ampliação da estrutura e da oferta de cursos pela instituição.

O aniversário contou com as presenças das primeiras diretoras do Câmpus, Rita de Cássia Flor (2013-2016) e Consuelo Sielski (2017-2020), do prefeito de Tubarão à época da implantação do IFSC, João Olavio Falchetti, da atual diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social do município, Kelly Botega Fortunato, e da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFSC, Sabrina Moro Villela Pacheco. Também estiveram presentes representantes da Câmara de Vereadores, prefeituras da região e instituições parceiras do IFSC em Tubarão.

Em sua fala, o diretor-geral Henri Carlo Belan destacou o rápido crescimento do IFSC no período e defendeu a importância de que o Câmpus Tubarão cresça ainda mais para atender as demandas da região.

“Em dez anos de história, formamos aproximadamente quatro mil alunos, atendemos oito mil ingressantes e registramos uma demanda de cerca de 25 mil candidatos. E sabemos que esses quantitativos são subestimados, pois muitas pessoas ainda não conhecem a instituição. Mesmo assim, hoje já temos um universo tão grande de pessoas querendo fazer parte do IFSC. Para atender toda essa população é que reforçamos à nossa comunidade, às nossas representações, que precisamos defender que a nossa região merece um ensino público, gratuito e de qualidade”, afirmou.

Homenagens

O evento festivo também teve momentos de emoção, com as homenagens prestadas a quem fez parte da história do Câmpus, parceiros, servidores e colaboradores terceirizados. O aluno Wagner Dandolini, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entregou as lembranças para as ex-diretoras do IFSC. A professora Consuelo Sielski lembrou do esforço dos servidores para acolher e contribuir com o êxito de Wagner, que possui paralisia cerebral.

“Todos conhecem a história do Wagner, como ele chegou aqui e como está agora, a sua evolução, assim como a de tantos outros estudantes, o que me deixa muito emocionada. É uma noite memorável, porque fazemos dez anos de Câmpus Tubarão e 15 anos da Rede Federal. Somos uma instituição centenária, que passou por diversas nomenclaturas, e este ano é muito significativo para quem trabalha com educação, que tem esse poder de transformar a vida das pessoas”, disse a ex-diretora.

Os estudantes também foram homenageados, como forma de demonstrar que os estudantes são os principais motivos da existência de uma instituição de ensino. Egresso do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e atualmente cursando a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Danilo Paes Ribeiro contou de todas as oportunidades que teve enquanto aluno do IFSC.

“Foi devido às oportunidades que o IFSC me concedeu que pude ter uma visão diferente do mundo ao meu redor. Participei de duas edições do Projeto Rondon, conhecendo realidades diferentes e levando meu conhecimento para a comunidade externa. Foi graças ao IFSC também que fiz minha primeira viagem internacional para participar de uma competição de robótica, um momento incrível na minha vida. Fiz grandes amizades, e estes laços e este sentimento de pertencimento me ajudaram a chegar aonde estou agora”, disse Danilo.

Passado e futuro

A portaria do Ministério da Educação que oficializou a implantação do Câmpus Tubarão, no contexto da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, foi publicada no dia 7 de outubro de 2013. Antes de se instalar no atual endereço, em um terreno que pertencia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), às margens da BR 101, o IFSC funcionou provisoriamente em salas da prefeitura de Tubarão. O primeiro curso ofertado foi de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, dentro do programa Mulheres Mil. A mudança para a sede atual ocorreu em dezembro de 2014.

Além de contar a história do Câmpus, o evento de aniversário também serviu para projetar os próximos anos. No médio prazo, a direção espera construir o terceiro bloco, em um área cedida pelo DNIT, e iniciar a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Gestão e Negócios, a partir da chegada de novos professores, como oficializado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União do dia 29 de setembro.

“Em 2023, estamos concluindo mais um conjunto de obras, com a entrega de dois laboratórios e o aperfeiçoamento de ambientes para melhor atender os estudantes. Temos boas expectativas para o futuro, unindo esforços para que a construção do novo bloco inicie ainda este ano, além da confirmação da chegada de novos docentes, o que nos permitirá a abertura do tão desejado curso técnico integrado. São questões para um futuro próximo, dando mais um passo na direção de ampliar nossa oferta atual”, destacou o Henri.

Atualmente, o IFSC Câmpus Tubarão oferece os cursos técnicos em Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Logística e Desenvolvimento de Sistemas, os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática (EaD), Processos Gerenciais e Sistemas Embarcados, e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e especializações.

Programação

O aniversário do Câmpus Tubarão contou com uma intensa programação que começou ainda na terça (3), com a realização do evento Sigma MOB: Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes, e seguiu com o Seminário de Inovação Tecnológica (Semit) e o Festival Cultural do Câmpus.

INSTITUCIONAL CÂMPUS TUBARÃO